De Segunda a Sexta-feira
Das 10:00 às 19:00h.

R. Serra de Botucatu, 660 - Sl. 28
Tatuapé - São Paulo/SP

11 2667-0549
11 2667-0552
11 98948-6595

Osteocondroses e osteocondrites do pé

Osteocondrose é um distúrbio circulatório que causa a diminuição sanguínea na cartilagem de crescimento, temporária e autolimitada.

A osteocondrite diferencia-se da osteocondrose por não lesionar a cartilagem de crescimento, as principais causas são:

- Traumas e lesões por sobrecarga ou impacto de repetição, embolia, distúrbios endócrinos, defeitos vasculares locais, fatores genéticos e hereditários.

As principais: Osteocondrose da cabeça metatarsal (doença de Freiberg); Osteocondrose do navicular (doença de Köhler); Osteocondrose do calcâneo (doença de Sever ou Haglund); Osteocondrose da base do 5º metatarso (doença de Iselin).

Doença de Sever
Osteocondrose do calcâneo (doença de Sever ou Haglund-Sever) - acomete principalmente crianças entre 7 e 12 anos e está relacionada ao aumento da atividade esportiva de impacto. A principal queixa é a dor na região plantar do calcanhar que aumenta durante ou após a atividade esportiva. O tratamento pode ser medicamentoso e fisioterapêutico.

Doença de Iselin
Osteocondrose da base do 5º metatarso (doença de Iselin) - lesão pouco comum que acomete jovens esportistas entre 7 e 10 anos, causando inchaço e dor nos pés. O tratamento consiste em evitar atividades de impacto, uso de medicação analgésica, gelo e, ocasionalmente, imobilização temporária do pé e tornozelo.

Doença de Freiberg
Osteocondrose da cabeça metatarsal (doença de Freiberg) – a doença envolve geralmente a cabeça do 2º metatarso e as principais queixas são a dor e o inchaço da articulação, que pioram com o movimento e com atividades de impacto. O tratamento pode ser medicamentoso nos estágios iniciais, mas em fases mais avançadas a cirurgia é a solução.

Doença de Köhler
Osteocondrose do navicular (doença de Köhler) - o principal sintoma é a dor na região medial do pé que piora com o apoio. A região pode apresentar-se inchada e levemente avermelhada. O tratamento pode ser medicamentoso e à base de imobilização.