De Segunda a Sexta-feira
Das 10:00 às 19:00h.

R. Serra de Botucatu, 660 - Sl. 28
Tatuapé - São Paulo/SP

11 2667-0549
11 2667-0552
11 98948-6595

Navicular acessório

Trata-se de uma alteração congênita de formação da tuberosidade do osso navicular por divisão da sua matriz de ossificação durante a fase embrionária, que ocasiona o aparecimento de um osso acessório na protuberância medial do navicular.

A existência do navicular acessório pode ocasionar dor e desconforto quando existe alguma forma de lesão envolvida como compressão local, trauma ou tração de repetição pelo tendão tibial posterior. Calçados inadequados, atividades de impacto e entorses são as principais causas.

Esta anomalia pode ser classificada em três tipos:
Tipo 1 - Pequeno osso acessório arredondado sem conexão ou articulação direta com o corpo do navicular.
Tipo 2 - Porção óssea claramente relacionada com o corpo do navicular, separada por uma placa fibrocartilaginosa (sincondrose)
Tipo 3 - Prolongamento ósseo da tuberosidade do navicular. O osso acessório está unido por uma ponte óssea rígida e contínua, dando um formato mais alongado ao navicular.

O uso de bota imobilizadora, gelo e medicação anti-inflamatória pode ser indicada para alívio dos sintomas agudos, assim como a mudança de calçados. O tratamento cirúrgico é indicado em casos graves ou quando não existe melhora nas alternativas anteriores.